A superproteção dos pais em relação aos filhos pode ser prejudicial para o desenvolvimento emocional e social da criança. Os pais precisam ensinar e direcionar para a melhor escolha ou para o melhor caminho, mas não devem caminhar pelos filhos. Faz parte do aprendizado. Acredite: um dia eles irão agradecer.

A arte de educar envolve também designar tarefas que os filhos possam executar de acordo com a sua idade, dando-lhes responsabilidades e obrigações a fim de que desenvolvam autonomia, como falamos neste artigo aqui, e autoconfiança.

Seu filho não precisa de superproteção

A superproteção dos pais pode prejudicar o desenvolvimento da criança e gerar um adolescente ou adulto inseguro, com dificuldades que poderiam ser diminuídas caso tivessem passado por situações difíceis na infância. Limitar a criança de novas experiências na tentativa de evitar que ela se frustre, machuque ou passe por alguma situação mais complicada pode ser mais prejudicial do que benéfico. A criança pode entender essa superproteção dos pais como falta de capacidade por parte dela. O pensamento pode ser similar a “Meus pais me protegem assim porque não sou capaz de fazer sozinho”.

Seu filho não precisa de superproteção

Muitas vezes a frustração dos pais quanto ao crescimento dos seus “sempre bebês” pode ser percebida claramente em frases como: “Nossa, foi para a escola e nem sentiu minha falta” ou então “Antes me dava beijo e agora tem vergonha”.

“Precisamos deixar nossos filhos aprenderem com os seus próprios erros e acertos. Não devemos superprotegê-los, mas sim direcioná-los e acolhe-los quando não fizerem boas escolhas e precisarem de colo e de amor para se reerguer (Dr. Joseph El-Mann)”.

Seu filho não precisa de superproteção

É claro que os pais sempre vão querer o melhor para os seus filhos, mas é preciso trocar, às vezes, a superproteção por incentivo, para que eles possam resolver determinadas situações sozinhos, passando pelas dificuldades e frustrações que fazem parte do desenvolvimento saudável deles.

Acompanhe as próximas publicações do Blog do Dr. Joseph El-Mann. Nós vamos ajudar vocês a acharem um meio-termo entre o saudável e a superproteção.

Chefiada pela doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), a clínica especializada em pediatria e neonatologia, Joseph El-mann, oferece diversos serviços ligados à pediatria e neonatologia. Entre em contato e agende sua consulta.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Muito Obrigado!
O link de acesso ao seu
e-Book já está no seu E-mail.