Puerpério – Vida após o parto
Adaptações de uma nova ‘eu’
A fase do puerpério, o pós-gravidez, é outro desafio para a mãe. Uma nova ‘eu’, uma nova mãe-mulher nasce após o parto. Se as dúvidas antes eram sobre os ‘prés’, agora os pensamentos e incertezas do pós-parto são latentes. Como será a readaptação, nos mais variados fatores: corpo, vida social, casamento, rotina ou a falta dela?

 

No desejo de ser mãe as mulheres fazem as suas escolhas e renúncias. O planejamento começa antes mesmo do teste de gravidez ser positivo, afinal, abdicar de certos hábitos, reorganizar o dia a dia para que nele caiba a de alguém que tem desejos e necessidades sem ter hora ou programação não é a tarefa mais fácil.

Puerpério - Dr. Joseph El-Mann

Talvez esse seja o momento que ela mais precise de compreensão, de cuidado, do suporte e companheirismo do seu parceiro ou daquela pessoa que sonhou e realizou junto o fantástico e único momento de tornarem-se pais.

Ouvir o primeiro choro, ver o despertar de um novo ser e deixar inundar a face com lágrimas de alegria e alívio. Alívio por ter vencido! Um filho é uma vitória e, ao mesmo tempo, o prêmio mais valioso. É, portanto, justificável que ela queira poupá-lo de qualquer sofrimento.

Puerpério - Parto - Dr. Joseph El-Mann

Não é exagero de cuidado caso ela não queira receber visitas, quando não permite que o seu filho experimente um alimento, por exemplo, não é excesso querer o melhor. Só ela sabe o que passou e só ela entende o que é o melhor para o seu filho.

O instinto materno é aguçado e, por que não, certeiro. Não julgue alguém que se doou durante todas as semanas, tendo que se acostumar com as mudanças em seu corpo, mudanças hormonais, palpites e opiniões, para gerar um filho. Não julgue essa mãe que enjoou com um simples cheiro que estava acostumada a sentir a vida inteira. Não ouse julgá-la por querer ser a melhor mãe do mundo!

Todas essas mudanças e ainda muitas outras fazem parte do puerpério, porém, a única certeza que essa mãe tem é do amor incondicional, do amor que ela jamais imaginou sentir, do cuidado e zelo que sequer achou que teria. E isso que faz valer tudo a pena!

Mães, só vocês sabem e sentem desde o início o que é ter um filho, desde o ventre até o nascimento. Vocês são as melhores no que se propuseram a ser: Mães, vocês vão errar mais de uma vez, mas vão errar querendo acertar sempre. A maternidade não é uma ciência exata que direciona só para os caminhos certeiros, pelo contrário, o que foi bom para alguma conhecida, pode não ser para você. Só você vai saber e vai ter forças para lutar pelo que sempre acreditou ser o melhor e, com a mesma certeza de quando começou a sonhar o sonho de procriar, vai superar as críticas daqueles que não são capazes de entender o amor de uma mãe.
Viva todas as fases, mamãe! Viva para o seu filho, mas também viva para, com e por você!
Ouvimos histórias todos os dias e nos emocionamos com todas. Compartilhe a sua também.

Puerpério - Mãe e Filho - Dr. Joseph El-Mann

 

Nesse artigo falamos sobre a questão psicológica que envolve o puerpério, mas também publicaremos outras dúvidas relacionadas a esse assunto. Mande suas perguntas por aqui ou entre em contato com o consultório. Vamos tentar esclarecer tudo para que você aproveitar com mais tranquilidade a chegada do seu filho.

A clínica pediátrica Joseph El-mann é especializada em atendimentos pediátricos e neonatologia. A clínica oferece serviços de consultas em consultório ou em residência, parto assistido, aplicação de vacinas, consultas internacionais e visitas hospitalares. A clínica é chefiada pelo doutor Joseph El-mann, graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), no ano de 1991.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Muito Obrigado!
O link de acesso ao seu
e-Book já está no seu E-mail.