Entenda sobre o albinismo

O Albinismo é uma anomalia genética e ocorre quando há um defeito na produção de melanina (pigmento que dá cor ao cabelo, pele e olhos), por isso, portadores desta anomalia têm ausência total ou parcial de pigmentação de pele, dos olhos e cabelos, e protege da radiação ultravioleta.

O Albinismo é hereditário e aparece com a combinação dos pais portadores do gene recessivo. O Albinismo afeta todas as raças.

Três principais tipos de Albinismo

Sociedade Brasileira de Dermatologia
Fonte da imagem: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Tipo 1: É caracterizado pelos defeitos que afetam a produção de melanina, como: Cabelo branco, pele rosada, olhos cor violeta ou azuis, ausência de sardas.
Tipo 2: Ocorre devido a um defeito do Gene “P”. As pessoas com este tipo de Albinismo têm uma pigmentação clara ao nascer – cabelo branco ou amarelo, ou mais escuro em pessoas de raça negra , uma pele mais rosada, presença de sardas, olhos azuis ou castanhos em pessoas da raça negra.
Tipo 3: A forma mais grave desta anomalia é chamada de Albinismo Oculocutâneo. As pessoas afetadas têm cabelo, pele e cor da íris brancos, além de problemas de visão.

Existe ainda um outro tipo de Albinismo chamado Albinismo Ocular Tipo 1, que afeta somente os olhos. Um exame ocular é capaz de mostrar a ausência de pigmentação na parte posterior do olho.

Existe tratamento?

Não existe um tratamento específico. O tratamento consiste em cuidados preventivos para proteger a pele e tratar os problemas nos olhos, no entanto, o Albinismo não tem cura.

A clínica Joseph El-mann é especialista em pediatria e neonatologia e oferece diversos serviços para o melhor atendimento. A clínica pediátrica está localizada na Av. das Américas, 3555, Rio de Janeiro.

Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Muito Obrigado!
O link de acesso ao seu
e-Book já está no seu E-mail.